ERA VINHO


cristo vinho

“Porque veio João Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e dizeis: Tem demônio. Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizeis: Eis aí um homem comilão e bebedor de vinho, amigo dos publicanos e dos pecadores. Lc 7.33,34:

Muito se discute sobre a água que Jesus transformou em vinho no casamento realizado em Caná da Galiléia, sobre o vinho que Cristo usou na Santa Ceia e sobre o vinho que Ele costumava beber.  Afinal, era ou não era vinho?

Entre os judeus dos tempos bíblicos, os costumes sociais e religiosos não permitiam o uso de vinho puro, fermentado ou não. O Talmude (uma obra judaica que trata das tradições do judaísmo entre 200 a.C. e 200 d.C.) fala, em vários trechos, da mistura de água com vinho (e.g., Shabbath 77; Pesahim 1086). Certos rabinos insistiam que, se o vinho fermentado não fosse misturado com três partes de água, não podia ser abençoado e contaminaria quem o bebesse. Outros rabinos exigiam dez partes de água no vinho fermentado para poder ser consumido. 

Pastor Nilton Bernini

Assim também concorda a nota de rodapé da BEP editada pela CPAD corroborando com o texto do Pastor Nilton Berdini.

Na festa de Caná, onde Cristo fez o seu primeiro milagre transformando água em vinho, sabe-se que o Master-chefe provou o melhor vinho, que indica não ter sido misturado, pois o vinho enfraquecido, tradicionalmente era servido no final da festa e não no começo, principalmente por que a festa de casamento durava sete dias.

Diz também a BEP que o suco da uva, bem como a uva ainda no cacho era chamada comumente de vinho novo. A palavra yayin que aparece 141 vezes no Antigo Testamento, tanto se dirige para o vinho fermentado como também para o suco espremido da uva, (vinho novo)

A palavra grega para “vinho”, em Lc 7.33, é oinos, que pode referir-se a dois tipos bem diferentes de suco de uva: Suco não fermentado e vinho embriagante.

São vários os textos do AT e do NT que reprovam o uso do vinho. (Pv 20.1; Pv 21.17; Pv 23.20-21;  Is 5.11; Lc 1.15; Rm 14.21; Ef 5.18)

Também no Novo Testamento encontramos a proibição do uso em demasia do fruto da vide. (1TM 3.3,8; Tt 1.7)

Sobre o vinho da Páscoa escreve Pastor Nilton Bernini:

 

A lei da Páscoa em Ex 12.14-20 proibia, durante a semana daquele evento, a presença de seor (Ex 12.15), palavra hebraica para fermento ou qualquer agente fermentador. Seor, no mundo antigo, era frequentemente obtido da espuma espessa da superfície do vinho quando em fermentação.Além disso, todo o hametz (i.e., qualquer coisa fermentada) era proibido (Ex 12.19; 13.7).Deus dera essas leis porque a fermentação simbolizava a corrupção e o pecado (cf. Mt 16.6,12; 1 Co S.7,8). Jesus, o Filho de Deus, cumpriu a lei em todas as suas exigências (Mt 5.17).Logo, teria cumprido a lei de Deus para a Páscoa, e não teria usado vinho fermentado. 

Pastor Nilton Bernini

O fato, é que não há uma proibição expressa de forma contextual para o não uso do vinho. O que vemos é a admoestação de Paulo que não se consagrasse obreiros muito dados ao vinho. 1Tm 3.8

No Antigo Testamento o vinho foi recomendado como anestesia Pv 31.6

No NT Paulo chega a recomendar a Timóteo que tome um pouco de vinho por causa de suas enfermidades. 1TM 5.23

Contextualmente há margem para as duas interpretações, mas diferentes dos cristãos históricos, é no vinho não alcoólico que os pentecostais tradicionais preferem se embasar.

A discussão não para por aqui, sei que ela é polêmica, e que se estende há anos, mas de uma coisa temos certeza, em Caná Jesus transformou a água em vinho e não em Coca Cola.

Fonte: Bíblia de Estudo Pentecostal                                                                                          Bíblia King James

Robson Aguiar

leia mais

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s