MARINA SILVA, A VEREADORA PADRÃO.


marina-silva-historia-03-size-598-ALEXANDRE-SANTANA-VEJA

Em 1988, Marina Silva foi eleita a vereadora mais votada de Rio Branco, no Acre.  O que me chama a atenção, é que ao chegar na Câmara de Vereadores, foi entrevistada por um jornalista, que queria saber quanto ganhava um vereador da cidade, e ao consultar seu contra-cheque, viu tantos benefícios engordando o salário,  que pediu ao próprio jornalista para dá uma olhada, daí, o repórter pediu uma cópia, e de pronto ela deu.

Esse ato causou um turbilhão entre os vereadores que tiveram expostos as mamatas de seus salários. Marina ficou mal vista entre os vereadores, mas, mesmo assim, fez campanha pública contra o que considerou um abuso. Ainda entrou na justiça para que todos os colegas devolvessem suas verbas adicionais. Foi chamada pelos pares de demagoga e populista.

1565863-9526-atm14

Existia uma verba, na época de R$ 500,00 que vinha uma vez por ano, nos contra-cheques dos vereadores e que era para ser doado a pessoas carentes, o detalhe é que o  beneficio  entrava  diretamente na conta corrente dos vereadores e não precisava justificar a doação,  Marina pediu ao presidente da Câmara que o dinheiro fosse direto para o beneficiário, mas, o presidente disse que ela tinha que aceitar pois, era feito dessa forma  já a muitos anos, então quando o dinheiro entrou na conta dela, Marina fez um cheque no mesmo valor e pediu ao seu assessor que filmasse ela doando para um senhor que morava num bairro muito pobre.

1565875-2875-atm14

Dois anos depois, Edvaldo Guedes, um político folclórico, do Acre, entrou com uma ação na justiça acusando de peculato e vários outros crimes os vereadores de Rio Branco, por se apropriarem indevidamente da bolsa dos carentes. A única parlamentar que tinha como provar a doação, foi Marina Silva, que ficou fora do processo.

César, Marília de Camargo, Marina, a vida por uma causa, p. 119-123/ São Paulo: Mundo Cristão, 2010.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s